terça-feira, 1 de julho de 2008

Julho? O que muda e se nos calamos...


Inicio do mês e já com tantas mudanças. Pois é, parece que o mês de Julho foi o contemplado para algumas alterações na vida dos portugueses... Aqui ficam algumas das noticias das mesmas.

Desde a redução do IVA , aos aumentos dos preços dos transportes, muita coisa vai mudar a partir desta terça-feira ( parece que escolhi um óptimo dia para iniciar uma jornada nos blogues).


Portagens mais baratas para os camionistas


É uma das conquistas das negociações que se seguiram à greve dos camionistas, entre 7 e 10 de Junho. Os camionistas beneficiam, a partir da meia-noite desta segunda-feira de descontos nas portagens, de 30 a 50%, consoante o tráfego da empresa de transporte de mercadorias. Segundo o ministério dos transportes, a medida é válida para passagens entre as 22h e as 7 horas.


É uma boa noticia, apesar deste assunto "Portagens" ser bastante polémico e discutível. A primeira batalha nesta guerra parece ter sido vencida pelos camionistas e as empresas, mas e os particulares? Para quando uma medida que possa reverter a favor daqueles que passam, por exemplo, a ponte 25 de Abril ou a Vasco da Gama todos os dias? Será que esses não têm oportunidade de ter, pelo menos, uma tarifa diferente? O que escrevo é com conhecimento de causa, pois sou uma dessas pessoas que tem diariamente de fazer um percurso de 1 hora e meia para o trabalho, e que tem de passar a ponte. €1,30 por cada passagem, seja essa de lazer ou a trabalho... Sei que a maior parte das vezes que se tem este tipo de conversa, que vem sempre ao assunto o factor "transportes públicos".
Fica muito bem ao governo e não só, quando é falado em debates ou reportagens, dizer que estas medidas são para implementar o uso dos transportes. É muito bonito de dizer quando essas pessoas têm motoristas todos os dias, a toda a hora à disposição, e não têm que enfrentar uma carruagem cheia de pessoas, uma espera interminável na estação, e ter de mudar de estação ou de apanhar outro transporte, para finalmente chegarem ao seu posto de trabalho para "avançarem com dignidade a nação".
E as intermináveis filas quer à ida ou volta das praias da margem sul? Porque não uma tarifa mais cara durante o fim de semana? Custa querer ter de vir a Lisboa ao final da tarde, e esperar que não haja trânsito para poder passar a ponte... Ainda bem que somos o "deserto"...
Deixo também uma questão no ar, que até gostava de ver respondida: a ponte 25 de Abril já não foi paga pelos utentes? O valor da manutenção da ponte é pago semanalmente, mensalmente ou anualmente? Será assim tão caro, que continuem a ter o pagamento de uma coisa que já está paga? Enfim, apenas um desabafo. Passemos a outras coisas.


Iva baixa de 21 para 20%


A medida não vai ter grande impacto na conta do supermercado, cada vez mais elevada em face da inflação e do aumento dos preços dos bens essenciais – taxados a 5% - mas a redução da taxa máxima de IVA de 21 para 20% acaba por ser uma centelha de esperança, encarei esta noticia com satisfação. Haja algum dia em que se ligue o rádio pela manhã e digam boas noticias. Mas há que ter em atenção por exemplo, na conta do supermercado, só os produtos de higiene e limpeza deverão ficar ligeiramente mais baratos.

O Governo disse que está atento e que vai fiscalizar a aplicação da redução da taxa de IVA, que entre em vigor no início deste trimestre. Vamos ver se hoje está a 20% e se daqui a dois dias aumenta para 22% (coisas a Portugal, graças a Deus).


Metro aumenta cinco cêntimos


O preço dos bilhetes do Metropolitano de Lisboa aumentam 5 cêntimos a partir desta terça-feira, passam a custar 80 cêntimos. Gosto da maneira como incentivam a andar de transportes públicos... enfim, já escrevi bastante e prefiro não fazer mais comentários...



Prestação da casa vai aumentar


A subida dos preços é mais um indicador de que o Banco Central Europeu (BCE) deverá decidir aumentar as taxas de referência para 4,25% na reunião de governadores desta quinta-feira. A subida dos juros, dizem os peritos, parece inevitável e vai reflectir-se no bolso dos consumidores: a prestação da casa vai aumentar mais uma vez, e outra e outra... Este tipo de noticia já se torna tão banal, que os ouvidos já fazem selecção. Será que algum dia vamos ouvir o contrário? Ficarei à espera...


Por fim, aqui está uma das noticias que me chamou a atenção também achei importante ter aqui:



Asneiras na estrada vão custar a carta


Não é no dia 1 de Julho, mas promete afectar o comportamento dos portugueses na estrada. A partir de domingo entram em vigor as alterações ao Código da Estrada que prevêem a cassação da carta aos condutores que durante cinco anos cometam três contra-ordenações muito graves ou cinco graves e muito graves.
De acordo com o decreto-lei, publicado esta terça-feira em Diário da República, será determinada a cassação da carta de condução mediante decisão do presidente da Autoridade de Segurança Rodoviária. Nestes casos, a carta de condução só voltará a ser concedida dois anos após a cassação.

Uma noticia que poderá chocar a maior parte das pessoas, mas que sinceramente eu acho que é uma boa medida. As estradas portuguesas estão cheias de perigos, a maior parte estão ao volante de um automóvel.

Tenho um exemplo de uma amiga que neste momento pagou por um desses erros, e foi vítima de um atropelamento numa passadeira... Razão? Encadeamento, diz a parte envolvida... Verdade? Excesso de velocidade e irresponsabilidade...

Ju, muita força e muita energia!!!Estamos contigo.

Até já

Pieces of Time